segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Plano de Aula: Pixinguinha - Ensino Fundamental


Um trabalho sobre o Dia 23 de Abril, aniversário do Compositor e Músico Pixinguinha. Neste dia por sinal é comemorado, atualmente o Dia Nacional do Choro.
Pode-se trabalhar com a canção "Samba na areia" com os alunos. Essa música além da diversidade de peixes, também fala de vários instrumentos como: rabeca, cavaquinho, berimbau e muitos outros.

Aqui vai uma dica por etapas:

1ª Etapa: Uma explicação breve sobre o compositor, quem era, sua história, como ele aprendeu música tão cedo. O ideal é que você tenha um livro ou quem sabe uma apresentação em slides.

2ª Etapa: Audição da Canção: Samba na areia (Pixinguinha). Para quem já lê é interessante fornecer uma cópia da letra para acompanhar e guardar.

3ª Etapa: Nesta etapa, antes de continuar a ensinar a canção, é claro que todos vão querer saber o que é uma "rabeca", um "berimbau", um "cavaquinho" e todos os instrumentos citados na canção. Então, novamente sugiro que você leve figuras impressas ou em slides.

4ª Etapa: Aqui você pode trabalhar de várias maneiras para concluir o assunto, como: criar instrumentos a partir de sucatas, fazer desenhos e pinturas de instrumentos musicais ou como eu fiz: Cada aluno decorou à sua maneira uma caricatura do Pixinguinha que tirou da internet.





 













*Samba na areia*

Os peixinhos do mar vêm na areia sambar
Um dia eu fui pescar na praia de Itacuruçá
Encontrei um caranguejo que tocava realejo
Um siri todo patola dedilhava na viola
Estes peixinhos do mar já não sabiam nadar
Um tubarão de voz grossa vinha cantando a moda da roça
Uma baleia sapeca vinha tocando rabeca
Um peixe espada grã-fino que tocava violino
Também vinha um bacalhau que tocava berimbau
Eu vi um camarãozinho que tocava cavaquinho
Quando a noite foi chegando tudo foi se acabando
Esses peixinhos do mar já não sabiam nadar





OBS: ESSE TRABALHO NÃO É MEU, COPIEI DE ALGUÉM QUE NAO QUER FALAR O NOME, OS CRÉDITOS SÃO TODOS PARA ESSA PESSOA! AMÉM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário