quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PLANOS DE AULAS - MÚSICA SE APRENDE BRINCANDO I



Por Lia Belatto e Leila Sugahara

AULA 2
a) Altura
b) Desenvolver a percepção e o conceito de altura (grave e agudo)
c) Aparelho de som; flauta de êmbolo; piano ou teclado
d) 1.1. Olá amiguinhos (Leila Sugahara - partitura)
Olá amiguinhos olá
                  Olá amiguinhos olá
                  Olá, olá, olá,
                  Viemos pra brincar
                  Olá amiguinhos olá
                  Olá amiguinhos olá
                  Olá, olá, olá,
                  Viemos pra (ação: cantar, pular, andar)
2.1. Hoje é domingo

3.1. História de Cachinhos Dourados e os três Ursos
            Hoje vamos conhecer uma menina inteligente, mas extremamente inquieta e curiosa. Morava com seus pais em uma casa modesta, mas muito aconchegante. Seus pais a chamavam de Cachinhos Dourados. E vocês sabem por quê? Pois é isso aí. Cabelos loiros e encaracolados, sempre um tanto bagunçados de tanto correr e pular. Vivia se escondendo pelos cantos para não ter que ajudar nas tarefas domésticas. E você? Ajuda sua mãe? Bem vou contar a história de “Cachinhos Dourados e os três ursinhos” para vocês.

            A menina “Cachinhos Dourados” é representada por uma pequena melodia criada e cantada pela professora, toda vez que a personagem aparece. Os três ursos (pai, mãe e filho) e seus respectivos objetos (cadeiras, pratos e camas dos três ursos) são representados pelos triângulos em três tamanhos diferentes (1 grave, 1 médio e 1 agudo) e são tocados pelos alunos.

Atividade  – Improvisação no teclado a partir da melodia de “Cachinhos Dourados”. Você pode propor aos alunos que criem uma melodia a partir do nome de cada um e de suas características, explorando livremente o teclado. Procure registrar a criação dos alunos, gravando, desenhando ou criando gráficos (representando a duração e a altura das notas, por exemplo), para poder retomar a atividade em outra aula.


3.2. Jogo do “Morto ou vivo sonoro” – Trata-se de um jogo de percepção e
discriminação auditiva dos sons graves e agudos. Os alunos devem agachar ao ouvirem o som grave e ao identificar o som agudo, devem se levantar. Para realizar este jogo, você pode utilizar qualquer instrumento musical (dois triângulos de tamanhos diferentes, flauta de êmbolo ou piano); Variações: palhaço-cone, latinha, mola.
      3.3. Painel do som (Menestrel) ; Atividade: o Leão e o passarinho

AULA 9

a) Ritmo

      3.1. Canção: Dim dom ou A barata
      3.2. Figuras rítmicas (Jogos para aulas de piano - Kit 2)

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