Por Lia Belatto e Leila Sugahara
AULA 2
a) Altura
b) Desenvolver a percepção e o conceito de altura (grave e agudo)
c) Aparelho de som; flauta de êmbolo; piano ou teclado
d) 1.1. Olá amiguinhos (Leila Sugahara - partitura)
Olá amiguinhos olá
Olá amiguinhos olá
Olá, olá, olá,
Viemos pra brincar
Olá amiguinhos olá
Olá amiguinhos olá
Olá, olá, olá,
Viemos pra (ação: cantar, pular, andar)
2.1. Hoje é domingo
3.1. História de Cachinhos Dourados e os três Ursos
Hoje
vamos conhecer uma menina inteligente, mas extremamente inquieta e
curiosa. Morava com seus pais em uma casa modesta, mas muito
aconchegante. Seus pais a chamavam de Cachinhos Dourados. E vocês sabem
por quê? Pois é isso aí. Cabelos loiros e encaracolados, sempre um tanto
bagunçados de tanto correr e pular. Vivia se escondendo pelos cantos
para não ter que ajudar nas tarefas domésticas. E você? Ajuda sua mãe?
Bem vou contar a história de “Cachinhos Dourados e os três ursinhos”
para vocês.
A
menina “Cachinhos Dourados” é representada por uma pequena melodia
criada e cantada pela professora, toda vez que a personagem aparece. Os
três ursos (pai, mãe e filho) e seus respectivos objetos (cadeiras,
pratos e camas dos três ursos) são representados pelos triângulos em
três tamanhos diferentes (1 grave, 1 médio e 1 agudo) e são tocados
pelos alunos.
Atividade –
Improvisação no teclado a partir da melodia de “Cachinhos Dourados”.
Você pode propor aos alunos que criem uma melodia a partir do nome de
cada um e de suas características, explorando livremente o teclado.
Procure registrar a criação dos alunos, gravando, desenhando ou criando
gráficos (representando a duração e a altura das notas, por exemplo),
para poder retomar a atividade em outra aula.
3.2. Jogo do “Morto ou vivo sonoro” – Trata-se de um jogo de percepção e
discriminação
auditiva dos sons graves e agudos. Os alunos devem agachar ao ouvirem o
som grave e ao identificar o som agudo, devem se levantar. Para
realizar este jogo, você pode utilizar qualquer instrumento musical
(dois triângulos de tamanhos diferentes, flauta de êmbolo ou piano);
Variações: palhaço-cone, latinha, mola.
3.3. Painel do som (Menestrel) ; Atividade: o Leão e o passarinho
AULA 9
a) Ritmo
3.1. Canção: Dim dom ou A barata
3.2. Figuras rítmicas (Jogos para aulas de piano - Kit 2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário