terça-feira, 5 de junho de 2012

Planejamento de aula

Para quem tem dúvidas sobre planejamento:


_______________________________________________________________




Atividade 1:  Todo início de aula:  “Como vai você”
O brincar:
1.  As crianças em pé, formam um círculo;
2.  Cantam e dançam conforme sugere a letra da música;
3.  As crianças trocam de par e continuam cantando, dançando e trocando de par até cumprimentarem  todos os amigos.
Objetivos: 
- ter momentos agradáveis no período de início da aula;
-  vivenciar um clima de amizade e companheirismo por meio de brincadeiras;
-  desenvolver a atenção e concentração;

Atividade 2- “Ordem e comando”
Material: 1 instrumento que produza som grave ( ex. tambor) e 1 instrumento que produza som agudo (ex. guizo).
O brincar:
1.  As crianças ficam em pé
2.  Ao som grave: abaixam
3.  Ao som agudo: ficam em pé
O professor comanda a brincadeira e depois pode passar para outro aluno fazer os sons.
Objetivos:
-  desenvolver a atenção;
-  diferenciar timbres;
identificar sons

Atividade 3- “Passa- passa” – Música- Engatinhando- Palavra Cantada
Material: Grupo de amigos e um objeto, de preferência uma bola.
O brincar:  Um mestre vai inventando maneiras de passar a bola, e assim todos vão repetindo.
Objetivos:
- estimular a atenção
- trabalhar a pulsação da música
- interação

Atividade 4:"Brincadeira dos Timbres"
Material: 
-6 ou mais folhas de sulfite com um instrumento desenhado em cada uma.
-1 cd com os sons dos mesmos instrumentos.
 Exemplos:

O brincar:
Coloque as folhas de sulfite lado a lado.
Se a classe for muito grande, separe grupos com 5 alunos. ( se a classe for pequena, dá pra fazer com todos). Organize qual grupo irá começar a brincadeira e diga que o restante terá que se comportar, caso contrário não participará do jogo.
Faça uma fila indiana com o grupo que começar ( ou com a classe toda,se for pequena) e os posicione no meio dos instrumentos.
O professor comandará a brincadeira, ligando o som no instrumento de sua preferência. O grupo deve ouvir atentamente e correr para o desenho respectivo ao som, sempre em fila. Se alguma criança não correr junto do grupo, ficar parada ou errar , o grupo sai e dando lugar a outro.
O professor poderá trocar de instrumentos quando quiser, para que não se repitam os timbres.
Poderá haver vários ganhadores!

Objetivos: 
   - Trabalhar os timbres de cada instrumento;
- estimular a concentração;
-  atenção;
-      Conhecer os instrumentos;
Atividade 5 “BONECO DE PAU”
(folclore brasileiro)

O brincar:
1. Contar a melodia gesticulando conforme sugere a letra.
3.   Demonstrar quais os sons que podemos fazer com as mãos e  os pés.

Objetivos: 
Levar a criança a:
- resgatar a música folclórica;
- utilizar a música como recurso para o desenvolvimento da coordenação fina;
- interpretar melodias;
- estimular a memória musical;

Relaxamento para finalizar a aula: Imitar o nascimento de uma plantinha a partir da semente, assim, alongar todas as partes do corpo.


__________________________________________________________

Atividade 1:  Todo início de aula:  “Dar um abraço” Música: Sai Piaba
O brincar:
  1. As crianças em pé, formam um círculo;
  2. Cantam e dançam conforme sugere a letra da música;
  3. No final se abraçam;
  4. As crianças trocam de par e continuam cantando, dançando e trocando de par até abraçarem todos os amigos.
Objetivos:  Levar a criança a:
  • ter momentos agradáveis no período de início da aula;
  • vivenciar um clima de amizade e companheirismo por meio de brincadeiras;
  • desenvolver a atenção e concentração;
  • interagir e socializar-se.
Atividade 2 : “Telefone sem fio sonoro”
Material: 1 instrumento de percussão.

O brincar: 
  1. As crianças sentadas formam um círculo;
  2. O professor pode começar para que aprendam a brincadeira, tocando uma célula rítmica com o instrumento.
  3. Depois de tocar, ele entrega o instrumento ao aluno ao lado, que precisa tocar o mesmo rítmo.
  4. Todos da roda precisam fazer a célula rítmica.
  5. Após todos terem tocado, o aluno que está ao lado do professor inventa outro ritmo, e assim sussessivamente, até que todos toquem e inventem seus rítmos.
Objetivos: 
  • desenvolver a atenção e a destreza de raciocínio;
  • estimular a criatividade e a coordenação motora;
  • desenvolver a concentração.
Atividade 3- “Ordem e comando”

Material: 1 instrumento que produza som grave ( ex. tambor) e 1 instrumento que produza som agudo (ex. guizo).

O brincar:
  1. As crianças ficam em pé
  2. Ao som grave: abaixam
  3. Ao som agudo: ficam em pé
O professor comanda a brincadeira e depois pode passar para outro aluno fazer os sons.

Objetivos:
  • desenvolver a atenção;
  • diferenciar timbres;
  • identificar sons;
Atividade 4- “Que som é este?”

Material: 
- 3 ou mais objetos que façam barulho, como: sino, buzina de bicicleta, boneco de borracha, ou instrumentos de percussão como ganzá, pandeiro, chocalho etc
  • um cobertor ou um tecido de TNT grande e preto.
O brincar: 
  1. Coloque no chão, de 3 a 5 objetos sonoros em fila;
  2. Esconda os objetos atrás do cobertor ou do tecido para que as crianças não os vejam;
  3. As crianças devem se sentar no chão e em frente ao cobertor;
  1. Retire o cobertor e faça um som usando cada um dos objetos, para que se familiarizem com os sons.
  2. Cubra-os novamente, e faça um som com apenas um dos objetos, pedindo para que as crianças descubram qual é o objeto que produz aquele som;
  3. Felicite-as sempre que conseguirem descobrir.
Objetivos: 
- estimular e enriquecer a capacidade auditiva da criança;
- desenvolver a concentração.


Atividade 5- “Passa- passa” – Música- Engatinhando- Palavra Cantada

Material: Grupo de amigos e um objeto, de preferência uma bola.

O brincar:  Um mestre vai inventando maneiras de passar a bola, e assim todos vão repetindo.

Objetivos: 
- estimular a atenção
- trabalhar a pulsação da música
- interação


Relaxamento para finalizar a aula: Imitar o nascimento de uma plantinha a partir da semente, assim, alongar todas as partes do corpo.

42 comentários:

  1. Respostas
    1. "Bom dia como vai você, meu amigo como é bom te ver, palma palma, mão com mão, agora um abraço de coração"

      Excluir
  2. Amei todos seus planos de ação musical interativa. Parabéns!
    Super produtivos.

    ResponderExcluir
  3. parabens!!! otimas aulas!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Mirian, amei todos os planos de aula e além de ter me ajudado em um curso, vou utilizar na minha sala do Pré...Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela ajuda... com os pequenos precisam ser aulas simples, mas com músicas, gestos... valeu!

    ResponderExcluir
  6. Olá Mirian, estas dicas são maravilhosas... continue desenvolvendo este lindo trabalho. Bjnhos.

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas !
    Comecei a trabalhar numa escola essa semana e a coordenadora quer que eu dê aula de educação musical. Suas dicas foram muito úteis pra mim e já me surgiram muitas ideias de como trabalhar com os pequeninos ! ♥
    Parabéns pelo belíssimo trabalho.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Muito bom professora, ainda mais pra mim, que estou iniciando neste ramo agora, e não tenho muita experiência.

    ResponderExcluir
  9. Sugere alguma atividade pra bebês a partir de 08 meses até 02 anos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalhe com o lúdico e o visual principalmente, canto e gestos.

      Excluir
  10. Muito bom professora Mirian, você esta de parabens.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom! Já tenho material suficiente pra minha aula de sexta! Abraços! Obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Seu blog é sensacional, parabéns espero um dia me tornar uma profissional como você.

    ResponderExcluir
  13. Olá Mirian Miranda, amei suas sugestões de atividades. Espero que não pare de dar essas dicas preciosas, maravilhosas e criativas! :D Um abraço e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom seus Planos!Com certeza vai me ajudar muito poi, é o meu primeiro ano de musicalização na escola, confesso que estou um pouco perdida...Esses panos podem ser aplicado até qual idade?

    ResponderExcluir
  15. Muito bom os seus planos de aula com certeza irá me ajudar muito... é o primeiro ano que vou trabalhar com musica, gostaria de saber até qual idade posso aplicar os planos.

    ResponderExcluir
  16. Muito bom! Obrigado pela disponibilidade, me ajudou bastante. Ressalvo apenas que para passar músicas é sempre bom disponibilizar partitura junto com as letras. Mas há bastante coisa maravilhosa aqui!

    ResponderExcluir
  17. Adore seu plano de aula vai me ajudar bastante nas minhas aulinhas infantil e seu blog e de grande valia professora, estou também fazendo faculdade de música.

    ResponderExcluir
  18. Ótimas sugestões para educação infantil! Convido para visitar o blog www.demonstre.com com dicas e métodos de estudo.
    Abraços,
    Larissa

    ResponderExcluir
  19. Ótimo Miram! Estou para iniciar um projeto de musicalização com crianças. Seu material e experiência já me inspiraram. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  20. Boa noite, hora local do meu pais 20:17. Eu sou de Moçambique amei o seu trabalho, gostari de ter uma dica, que actividades infatis usaria para lessionar figuras de valor na nossa area, que é a música.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Mirian, obrigado por tudo que tem partilhado no seu Blog! valeu mesmo, Deus abençoe você! meu nome é Armando Zibungana, eu estou começando uma oficina de iniciação Musical, na minha escola de Musica, e gostaria por favor se possivel nos ajudasses com ideias e plataformas de como organizar e evoluir correctamente! por favor se possivel escreva para o mail:escola@tehillasons.com !

    ResponderExcluir
  22. sou professora de geografia no E.F.II e neste ano chegou para nos ,alunos com síndrome de Down , acuidade visual baixa outro totalmente cego ,temos também aluno autista e outras deficiências.Estou desesperada pois não sou formada para trabalhar com alunos com estas deficiências mas quero fazer o melhor possível para ensina los e faze los se sentirem amados .Minha turma tem 25 alunos e somente uma ADI para ajudar e assim mesmo ela tbm não tem formação nenhuma nesta área.

    ResponderExcluir
  23. ola gostei muito deste conteúdo que e muito rico de detalhes gostaria que voce me enviasse algumas desta matérias por e-mail se possível meu email er niltonalves340@gmail.com

    ResponderExcluir
  24. Muito bom...obrigado pelas dicas.

    ResponderExcluir
  25. Miriam vc e show, era o plano que estava procurando, parabéns! pessoas como vc e quem fazem a diferença nas escolas e no mundo!

    ResponderExcluir
  26. Muito bom!!! Vou começar a dar aulas para crianças de 2 a 4 anos e, ate mesmo pq você falou que nem todas as atividades propostas são "invenções" suas, Mirian, eu gostaria de saber se você tem outros materiais, como livros por exemplo, com mais informações, planos de aula etc para me indicar. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  27. Muito bom!!! Vou começar a dar aulas para crianças de 2 a 4 anos e, ate mesmo pq você falou que nem todas as atividades propostas são "invenções" suas, Mirian, eu gostaria de saber se você tem outros materiais, como livros por exemplo, com mais informações, planos de aula etc para me indicar. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  28. FOI ÓTIMO, MIRIAM! TAMBÉM VOU INICIAR MUSICALIZAÇÃO COM CRIANÇAS, SUAS DICAS SERÃO DE GRANDE VALIA. OBRIGADO!

    ResponderExcluir