segunda-feira, 21 de março de 2011

Jogos musicais para a sala de aula

JOGO DA VELHA MUSICAL

Trabalha a memória musical e amplia repertório
Desenha-se no quadro uma grade para jogo da velha convencional. Em cada espaço da grade colocar um nome de música ou palavra que identifique uma canção conhecida. Para marcar é preciso escolher a casa na grade e cantar a música que correnponda a palavra. Se errar a música, o outro jogador deverá cantar corretamente para marcar.




SILÊNCIO E SOM

Atividades como ouvir os sons da rua, ouvir a própria respiração e entender que sem silêncio não podemos escutar os colegas ou aquela música gostosa, são fundamentais para criar essa consciência sonora.
Para complementar montei esta atividade para os pequenos que ainda não lêem.

O silêncio é nosso amigo na música!
É importante saber que para a música acontecer precisamos dele. Afinal "Não existiria som se não houvesse o silêncio"


ATIVIDADES






MÓBILE - FAMÍLIA DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS



JUNINAS - PASSATEMPO

 

PARA COLORIR























DOMINÓ - IDÉIAS PARA 3ª E 4ª SÉRIE


Dominó para até 3 jogadores: clique na imagem para ampliar. 

COMPLETE - PARLENDAS

 

Números substituidos por notinhas musicais

Um dos grandes desafios é tornar fácil e automático o conhecimento do nome e da ordem das notas musicais. Muitas confusões acontecem. Procuro sempre fixar esses nomes e a sua ordem ascendente e descendente para que, quando for necessário, isso não seja uma limitação para a iniciação a leitura ou mesmo a compreensão sobre a altura. 

17 comentários:

  1. interessante a idéia do dominó!

    ResponderExcluir
  2. Olá Mirian, você poderia sugerir muitas atividades no seu blog, mas deveria citar a fonte não é mesmo? Pois quem montou a atividade do som e silêncio foi a prof alessandra de Mogi e não você com esta escrito, ok?

    ResponderExcluir
  3. Olá Mirian, a atividade do som e silêncio foi criada por mim, acho que você não sabia a fonte quando postou como sendo sua criação. Mas tudo bem, eu tenho muitas ideias se você quiser eu tenho muitas outras, inclusive estou criando mais algumas, caso você queira, ok? Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desnecessário comentário. Não acredito que a intenção tenha sido roubar a ideia de ninguém. Acredito que no mundo da educação ninguém e de fato autor majoritário de nenhuma prática, pois todos bebemos das mesmas fontes que são os grandes autores da educação musical. Se quer autoria, publique um livro.

      Excluir
    2. Concordo com suas palavras, e nem faço questão de que alguém utilize atividades criadas ou editadas por mim. Antes de falar, seria necessário refletir sobre o que me levou a chateação... Bom no meu caso, meu computador foi invadido por um vírus maléfico que roubou meus documentos, fotos e praticamente todos os meus arquivos. Na outra semana encontrei a atividade cópia no site, com certeza isso desestabilizaria qualquer pessoa que não compartilhou exclusivamente em nenhuma rede social. Não tenho interesse no momento em publicar um livro, sou + de criar, inovar, adaptar os conteúdos de acordo com cada turma... Gosto muito de pesquisar, por isso, encontrei o blog da Mirian que particularmente curto algumas atividades. Hoje estou mais tranquila... Já criei outras atividades e continuo trabalhando para fazer um bom trabalho. Gosto do que faço e pelo contrário do que pensam compartilho minhas atividades, ideias, etc. Afinal, é impossível uma professora que prepara outros professores querer guardar tudo só pra si, não é mesmo?...������

      Excluir
  4. Muito boas as idéias, estou começando agora com aulas de música nas escolas, e gostei muito das idéias propostas.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, parabéns pelo empenho! (Paulo Fernando - PE)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Mirian! Estou amando suas postagens. Obrigada pela ajuda! Deus lhe abençõe!

    ResponderExcluir
  7. Pela madrugada você me salvou,estava procurando algo pra fazer com meus alunos...obrigadão

    ResponderExcluir
  8. não sabia que as pessoas eram donas de som de silêncio e que idéias de planos ou métodos tinham dono kkkkafhiiii quanta professora egoísta.

    ResponderExcluir
  9. não sabia que as pessoas eram donas de som de silêncio e que idéias de planos ou métodos tinham dono kkkkafhiiii quanta professora egoísta.

    ResponderExcluir
  10. não sabia que as pessoas eram donas de som de silêncio e que idéias de planos ou métodos tinham dono kkkkafhiiii quanta professora egoísta.

    ResponderExcluir
  11. não sabia que as pessoas eram donas de som de silêncio e que idéias de planos ou métodos tinham dono kkkkafhiiii quanta professora egoísta.

    ResponderExcluir