quarta-feira, 9 de março de 2011

JOGOS RÍTMICOS


Esse material trata-se de um jogo rítmico que podemos usar antes de introduzir as figuras musicais, como a colcheia e a semínima.

Sempre uso nas minhas aulas de piano. Imprimo os desenhos em uma folha mais grossa, recorto e plastifico, para ficarem como cartões.
A cartela com um grupo de 2 desenhos pequenos é a  representação de duas colcheias.
A cartela com apenas 1 desenho é a  representação deuma semínima.

Peço para a criança escolher um grupo de desenhos e depois ensino-a a  solfejar. 
Por exemplo: Se a criança escolher o grupo das estrelas, explico que a cartela com 2 estrelas pequenas teremos que tocar 2 vezes e um pouco mais rápido e a cartela com a estrela maior teremos que  tocar 1 vez.
Depois, eu monto uma sequência para que ela toque, e após conseguir , vamos mudando de grupos de desenho.
Para alunos de classe, basta fazer um grupo para cada um e pedir para que batam palmas, no ritmo correto.


Quando a criança já estiver habituada ao rítmo, podemos passar para as figuras,com as atividades da mesma forma.
O que difere é que, para as menores, os desenhos chamam mais atenção do que as 'bolinhas pretas'.

Espero que gostem!

Um comentário:

  1. Excelente seu blog, é tudo que eu procurava pras minhas crianças da educação infantil, estou montando minha aula com base em seu material.!! Parabéns e obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir