Por
link com o material: www.ennyparejo.com.br
MUSICALIZAÇÃO DE BEBÊS II
II ESTIMULAÇÃO MULTISSENSORIAL
Objetivos das atividades
· Contribuir para o desenvolvimento do bebê.
· Estimular os sentidos: ver, ouvir, cheirar, tocar, ser tocado.
· Estimular ações: falar, cantar, andar, manipular.
· Propiciar a interação na relação a dois e no grupo.
Atividade 1 ESTIMULAÇÃO PELA VIBRAÇÃO SONORA
Descrição da atividade:
1. Coloque
o bebê em contato direto com instrumentos e fontes sonoras que ressoam,
para que ele possa sentir no corpo a vibração do som. Instrumentos
interessantes para essa finalidade podem ser: Violão, Gongo, Prato,
Sininhos, Pau de Chuva, Tambor de mar (Oceam drum), entre outros.
2. Aproxime o instrumento do bebê, afaste, faça com que encoste em partes do corpinho.
Atividade 2 CANÇÕES PARA TOCAR (toque corporal)
Trata-se
de pequenas canções que além de estimular a neurofisiologia do bebê,
favorecem o vínculo afetivo entre ele e a mãe ou acompanhante. Podem ser
cantadas neste momento inicial, mas também ao final da aula, como forma
de relaxamento.
1. Cante a canção para cada uma das mães para que possam vivenciar seu efeito antes de realizar com o bebê.
2. Cante também para cada bebê, o vínculo afetivo deve estabelecer-se também entre você e os pequenos.
Atividade 3 CANÇÕES PARA INTERAGIR COM O CORPO DO BEBÊ
1. Incentive
mamães a tornarem-se ativas no processo da aula. Nesse tipo de canções,
a mamãe estimula alguma ação por parte do bebê (andar, bater palma, dar
tchau, beijinho etc) ou simplesmente sensibiliza movimentos de partes
de seu corpo, articulações, através da escuta ou entoação de uma canção.
Abaixo seguem alguns exemplos:
a) Canção “Dandá pá ganhá vintém” (recolhida por Lídia Hortélio) – enquanto canta, a mamãe auxilia o bebê a dar passinhos.
b) “Serra, serra, serrador” – explora-se o movimento de embalar em diversas posições.
c) Parlenda “Arre burrinho” – a mamãe percorre pela sala um trajeto com o bebê no colo, ou o próprio bebê caminha ao som da parlenda, levando um cavalinho.
d) Canção
“Pirulito que bate bate” - mãe e bebê sentados frente a frente.
Enquanto canta, a mamãe percute o pulso da música nas mãozinhas do bebê e
depois o estimula a fazer o mesmo.
e) Canção “A canoa virou” – com o bebê no colo, segurando as mãozinhas, a mamãe canta e o embala como se estivessem em uma canoa.
f) Canção
“Estica e dobra” – o ritmo da canção permite que se articule as partes
do corpo do bebê ajudando-o a desenvolver a consciência corporal.
Atividade 4 ESTIMULAÇÃO RÍTMICA TÁTIL
Descrição das atividades:
1. Ensine
para mamães ou acompanhantes uma parlenda. Sugestões de parlendas:
“Arre Burrinho” (folclore português); “Hoje é domingo”, “A galinha do
vizinho” (folclore brasileiro).
Amanhã
é domingo, pé de cachimbo, O cachimbo é de ouro, bate no touro, O touro
é valente, bate na gente, A gente é fraco, cai no buraco, O buraco é
fundo acabou-se o mundo...
2. Faça
com que percebam com clareza a diferença entre Pulso e Ritmo,
percutindo pulso nos joelhos e batendo o ritmo (silábico) com palmas,
por exemplo.
3. Das palmas o ritmo passa para um pequeno instrumento de percussão (chocalhinho, martelinho sonoro, caxixi, por exemplo).
As
mamães pronunciam a parlenda e percutem diferentes partes do corpo do
bebê no seu ritmo, por isso é muito importante que tenham a percepção
clara do ritmo da parlenda.
4. Algumas
parlendas sugerem gestos, movimentos, sons e locomoções que podem ser
realizados pelos bebês, ampliando o potencial expressivo da atividade.
Atividade 5 CANÇÕES PARA PRODUZIR SONS VOCAIS, MOVIMENTOS E TOCAR
INSTRUMENTOS
Descrição das atividades:
1. Incentive
o bebê a cantar e a produzir os sons e movimentos dos personagens e
eventos citados nas canções. Seguem alguns exemplos:
a) Canção
“Lá no circo” (autoria infantil sob a coordenação de Montserrat Sanuy) –
incentive o bebê a produzir os sons dos bichos e a acompanhar a canção
com palmas ou instrumentos, durante o canto.
b) Canção
“A casa” (Grupo Curupaco) – incentive os bebês a tocar o pulso e a
subdivisão da canção com pequenos instrumentos de percussão; bebês
maiores conseguem dobrar e articular sozinhos partes do corpo no ritmo
da canção.
c) Canção
“Todos os patinhos” – estimule a pesquisa do som do patinho e o
movimento de pinça com os dedinhos, imitando o bico do pato.
d) Canção
“Chuva caindo” – incentive o bebê a tocar o pau de chuva e a produzir
sons de gotinhas percutindo com o dedo indicador, ou com dois dedos a
palma da mão.
Atividade 6 CANÇÕES PARA PARTILHAR BRINQUEDOS E INSTRUMENTOS
A
função dessas canções é trabalhar com o bebê a sociabilização e o
desapego aos materiais pedagógicos na sala de aula, fazendo com que
aprenda a partilhá-los com os coleguinhas.
Descrição das atividades:
1. Coloque um único instrumento, fonte sonora ou bichinho na roda. Cante a canção.
2. A cada vez que se canta a canção o objeto é passado ao coleguinha seguinte da roda. Seguem alguns exemplos:
a) Canção “Sapo cururu” – o sapinho (reco-reco) é passado na roda, enquanto dura a canção o bebê pode explorar seu som.
b) Canção “Pintinho amarelinho” (livro de Josette Feres) – um pintinhio amarelinho passa pela roda enquanto se repete a canção.
Atividade 7 OBJETOS PARA OBSERVAR, MANIPULAR E ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO
1. Promova
a estimulação multissensorial do bebê apresentando objetos
interessantes que ele pode ver, manipular, eventualmente sentir odores e
naturalmente cantar. Na sequência, alguns exemplos:
a) Elefantinho que desce a rampa
(brinquedo educativo) – os bebês podem colocar o elefantinho na rampa,
ouvir o som que produzem ao descer, cantar canções de elefantinho.
b) Galinhazinhas siscando (brinquedio
da cultura popular) – os bebês podem manipular o brinquedo, ouvir seu
som, cantar canções ou dizer a parlenda “A galinha do vizinho”.
c) Pião (brinquedo
feito de tampinha de garrafa pet) – coloque o pião para rodar, cante e
dance com os bebês a canção “O pião entrou na roda”.
d) Roda gigante
(brinquedo de madeira) – personagens e bichinhos podem se sentar na
roda gigante, o bebê aprende a fazê-la girar, coloca os personagens nos
banquinhos e canta sua canção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário