terça-feira, 5 de junho de 2012

Dicas para a aula de música.




Vai aí as dicas:

1. Faça um planejamento de cada aula. Escreva o material a ser usado, como será feita a atividade e os objetivos a serem atingidos.  É muito importante para não perder o foco da aula. É normal acontecer da aula tomar outra forma, e algumas atividades que estavam planejadas não serem feitas, isto ocorre muitas vezes devido ao tempo, ou ao rumo em que a aula toma, mas tendo o planejamento você se sente mais seguro e confiante para saber o que está fazendo e o que deseja alcançar.

2. Como a aula de música, em muitas escolas é somente 1 vez por semana, as crianças ficam eufóricas quando chegamos na sala. O ideal é colocar as regras da aula de música. Ex.: Antes de começar a aula, eu explico a eles que durante a aula de música não poderão sair da sala, a não ser que seja uma emergência, mas eu digo que eles conseguem aguentar por meia horinha, pois a aula é muito curta e se saírem, eles perderão as brincadeiras. 

3. Inicie a aula sempre com uma música de boas vindas e comprimentos, e explique que a partir daquele momento as regras são da aula de música e quem está no comando é você! É importante ter uma rotina, as crianças precisam dela.

4. Não deixe de participar da aula. Dance, cante, deite no chão, pule! Não se esqueça que você é o espelho delas.

5. E no final de toda aula, faça um pequeno relaxamento, pois as crianças ficam agitadas durante a aula de música, e assim, você as acalma e o professor consegue continuar com as atividades normalmente. 


Bom pessoal,  no momento estou me lembrando somente destas dicas, mas caso me venham outras, faço um post amanhã!! E se vocês também se lembrarem, podem deixar nos comentários, viu?! Afinal, estamos todos trocando conhecimentos!! :)


6 comentários:

  1. Obrigada!!!
    Amei as dicas...muito boas.
    Beijos Gisele

    ResponderExcluir
  2. Mirian! Eu Me Chamo Cristyene.

    Abrigada Por essas dicas, Que tem Sido tâo Valiozas para mim.
    Eu Sou Professora novata nesta área e te confesso ter bastante dificuldades.Quero saber de você como agir diante de crianças indiciplinadas,pois eu passo , mais tempo nas aulas, separando crianças que brigam, xigam e até mesmo batem e agridem uns aos outros,Este è uns dos grandes problemas o qual eu tenho enfretado nas salas de aulas,.
    Eu Estou dando aula para o 1ci e 2ci, do ensino fundamental.
    Por favor conto com Sua Ajuda.Pode me enviar um e-mail ?

    è Este Cristyenede@bol.com.br

    Desde já Obrigada !

    ResponderExcluir
  3. muito bom, obrigado, essas dicas serão essenciais para o inicio do meu projeto

    ResponderExcluir
  4. muito bom, obrigado, essas dicas serão essenciais para o inicio do meu projeto

    ResponderExcluir
  5. muito bom, obrigado, essas dicas serão essenciais para o inicio do meu projeto

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, interessante seu método.

    ResponderExcluir