sábado, 9 de março de 2013

Roteiro de Aula - Musicalização Infantil


Vou postar aqui o roteiro que eu uso numa aula de Musicalização Infantil. Lembrando que esse roteiro não é fixo, às vezes modifico algumas coisas, às vezes dá pra fazer tudo, outras vezes não, o importante é ser flexível e ao mesmo tempo ter planejamento e avaliação, certo??? Depois com o roteiro pronto postarei uma folhinha para anotações e durante os posts eu vou sugerindo atividades para cada categoria do roteiro.

Esse roteiro é interessante para crianças de 4 a 6 anos. Crianças abaixo dessa idade ainda não tem tanta maturidade para acompanhar a aula toda, por isso é uma aula diferenciada. Eu já postei lá atrás um roteiro para bebês, é um roteiro ideal para crianças de 1,5 ano até 3,5 anos ou 4 no máximo

O que também é importante nesse tipo de trabalho é não ficar com muita explicação técnica, as crianças não se importam com isso nessa idade, estão mais interessadas em vivenciar.

Vamos lá:

Canto de Entrada: é o canto que acolhe e saúda as crianças. É importante para ajudar a criança a desenvolver noção de tempo. O canto de entrada avisa que a aula vai começar. Esse canto eu não costumo variar muito, não. Uso dois, um no 1º semestre e outro no 2º semestre.

Vivências Sonoras: incluo nessa categoria todas as músicas/jogos/brincadeiras que fazem com que a criança vivencie o mundo musical e todas as propriedades do som como altura (grave e agudo), duração (curto e longo), intensidade (forte e fraco) e timbre (característica específica de cada som que faz com que ele não seja igual ao outro, ex.: violino e  flauta têm sons diferentes). Incluo aqui também o trabalho com andamento (rápido e devagar), células rítmicas, forma (partes da música) etc.

Atividades de Registro: eu acho importante essa hora, nem sempre conseguimos fazê-la em escolas de Curso Livre, mas em escolas regulares sim. Na verdade, em escolas regulares é até necessário. São as famosas "folhinhas" de atividade, com exercícios para pintar, circular, etc. As folhas de atividade tem que ser de acordo com o que foi trabalhado na aula, se você trabalhou som de animais (timbre), a atividade de registro tem que conter isso, servindo até como uma forma de avaliação (não deve ser a principal).

Atividade Livre: Eu divido essa parte da aula em: Histórias, Cirandas, Brincadeiras ou Relaxamentos:
Histórias: podem ser em livros ou em CD ou até contadas pelo professor. Não devem ser longas e o ideal é que o professor se utilize de recursos visuais (gravuras, fantoches etc) para prender a atenção das crianças. As histórias podem trabalhar elementos musicais, como por ex. Cachinhos Dourados, que trabalha a altura do som (papai urso=som grave, mamãe ursa=som médio e filhote urso=som agudo). São inúmeras as possibilidades. Se elas puderem participar da história, melhor ainda.
Cirandas: é uma hora deliciosa para se vivenciar o cancioneiro folclórico, as famosas cantigas de roda. Ideais para se trabalhar, além dos elementos sonoros, a lateralidade (direita, esquerda) das crianças, tônus muscular, noção de espaço (frente, atrás, em cima, embaixo, no meio, dentro, fora), socialização e muito mais.
Brincadeira ou relaxamento: outra parte bem gostosa da aula, as crianças fazem uma brincadeira, pode ser qualquer uma, sem competição ou uma música bem gostosa para relaxamento (um exercício dirigido, o relaxamento eu não costumo deixar muito livre senão vira bagunça)...

Canto de despedida: tão importante quanto o canto de entrada, avisa que a aula acabou e todos podem recolher suas coisas, seus instrumentos, ajudar a arrumar a sala, dar um beijo e se despedir. Também uso durante o ano duas músicas, no 1º e 2º semestre.

Em relação às atividades, lembrem-se sempre dessa máxima da Musicalização Infantil:

REPETIR PARA FIXAR E VARIAR PARA NÃO ENJOAR

Agora aí vai a folha para vocês se planejarem. Lembrem-se que eu já falei sobre plano de ensino e plano de aula. Eu gosto de fazer plano de ensino bimestral, tem outras pessoas que gostam do plano de ensino semestral ou até anual. Como isso vai de gosto, vou deixar as folhas que eu uso e vocês podem modificar conforme gostarem:



12 comentários:

  1. Primeiramente, Parabéns pelo trabalho, irmã! Deus te abençoe sempre.
    Eu recebi uma proposta pra dar aula de música em um projeto voluntário em uma escola de ensino fundamental e aceitei. Gostaria de algumas noções em como lidar com as faixas etárias distintas, pois darei aula da 1ª a 5ª série. Ajude-me, por favor. Nunca dei aula pra ensino fundamental. Será uma experiência nova e oportunidade de ajudar crianças tão carentes.

    Obrigada desde já!

    Abraço fraternal!

    Débora Baleeiro

    ResponderExcluir
  2. Sem comentários, maravilhoso !!! você me ajudou muito, descobri este blog hoje e estou muito satisfeito, obrigado !! Anderson Volcov

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Amada!!! Amei a dinâmica de sua aula! Poderia por favor, postar seu plano de aula para o 3º 4º e 5º anos? Abraço!!! Zeza Araújo

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o trabalho. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o trabalho. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, lindo o seu trabalho Deus a abençõe

    ResponderExcluir
  7. Ganhou mais um seguidor, sou Educador musical também, gostei muito do seu trabalho, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de algumas sugestões de aula para turma do maternal ao 5 ano aula de musicalização.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia1 Em primeiro lugar, PARABÉNS pela excelência em seu trabalho! Quero também agradecer pelas postagens e em especial pelo modelo de Planejamento de aula,simples e eficaz!Conheci seu blog hoje e estou realmente admirada!Um grande abraço! Deus a abençõe e ilumine sempre!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom mesmo essas sugestões! acredito que estão ajudando muito àqueles que estão começando agora nessa área, como eu! Obrigada!

    ResponderExcluir